quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Pedantismo

Por vezes dou por mim a ter pensamentos pedantes. Quando estou, por exemplo, a ler um texto de Paulo Borges sobre o "Tratado da Negação" de Raphael Baldaya, dou por mim a pensar que... bom a pensar que sou o maior, o mais inteligente, por ver mais à frente, mais longe... A ler um texto de outra pessoa, sobre uma personagem pessoana, e eu é que sou o maior... Enfim, julgo que é a isto que se pode chamar de "Ilusões de Grandeza".

Acontece-me algo parecido quando não me deixo levar pela narrativa oficial, no que à covid diz respeito. Sinto-me mais (d)esperto do que os demais, aqueles que ainda não conseguiram sair do remoinho de informação e contra-informação sobre o assunto.

Isto seria preocupante se não desse conta do pedantismo destes pensamentos...

É certo que pode haver lugar a uma satisfação pessoal por estar a ler um texto mesmo ao nosso gosto, por exemplo, ou ainda, para aqueles que têm talentos vários, a cantar, a tocar um instrumento, a criar uma peça de arte, etc. Digo, por vezes, que ser arrogante não é um problema, desde que tenhas algo sobre o que arrogar, isto é, desde que sejas verdadeiramente bom nessa(s) actividade(s).

Não é o meu caso; não tenho talentos. Não me posso dar ao luxo de ser arrogante.

Assim, é importante ter consciência deste pedantismo assinalado supra, para que o não deixe transparecer em palavras e, muito menos, em acções. Não é fácil. Falho muito, mas cada vez menos, espero.

Infelizmente, não sou único a falhar; é comportamento que vejo por aí amiúde. Digladiam-se egos como quem mede pilas.

As redes sociais são prodigiosas para o aparecimento de comportamentos pedantes e arrogantes, como todos sabemos. Quantas são as discussões que levámos para lá do razoável, só para fazer valer o nosso ponto de vista? Demasiadas, arrisco-me a dizer.

Podia terminar este breve texto com um qualquer moralismo, do género, "procura não ser pedante e/ou arrogante", mas, na verdade, estes textos servem mais a um escape, a um organizar de ideias... As únicas sugestões que podem por aqui aparecer, explicita ou implicitamente, são aquelas que faço a mim mesmo.

Sem comentários:

Nova plataforma

 Este blogue migrou para aqui .